10/09/2009

Guia básico para pintar os cabelos

Quer mudar os cabelos, mas não sabe por onde começar?






Quando dá aquela vontade de mudar o visual, a tendência feminina é olhar para os cabelos e pensar em mudar a cor ou fazer um novo corte. Se a escolha for por pintar as madeixas, é normal ter dúvidas. Afinal, são tantas opções de cores e tipos de tintura que fica difícil escolher.

O primeiro quesito a se resolver é: pintar em casa ou no salão? Se a escolha for por comprar uma caixinha de tinta no supermercado e pedir uma ajuda para a amiga com o objetivo de economizar, Anysio Estevão, tinturista do salão Piú Bella Capelli, joga um balde de água fria. “Pintar o cabelo em casa de maneira correta custa o mesmo preço que o serviço no salão de beleza”, afirma. Ele explica que, para a tintura ficar com aspecto natural, é necessário misturar três tons diferentes. “Senão, a cor pode ficar manchada, ou pior, chapada”, adverte.

Quanto à melhor cor, Anysio garante que todas podem ser loiras, desde que cada pessoa saiba adequar suas características a um tom de loiro, como o tom de pele, cor dos olhos, estilo, cor natural dos cabelos. Bruno Tiltscher, técnico capilar da Wella, explica que há uma tendência de coloração, mas que não deve ser seguida cegamente por todas. “A embalagem com uma artista na capa seduz, mas não necessariamente o resultado será satisfatório. Quem cria a própria moda é a cliente”, garante.

A tendência de inverno são os tons frios, segundo Anysio. Aí incluem-se cores como tabaco, amêndoa e avelã. Mas o mais importante, na opinião de Bruno, é escolher um tom que vá ficar com aspecto natural. “Para evitar resultados berrantes, não arrisque. Use tons básicos”, dá a dica. “Usa boa sugestão é fazer mechas bem finas, que ficam quase escondidas, cujo objetivo é dar luminosidade ao cabelo”, arremata.

E se a coloração deu errado? “A única opção é correr para um cabeleireiro de confiança”, diz Anysio. Com o auxílio de conhecimento da colorimetria, estudo da relação entre as cores, o profissional poderá neutralizar o vermelho que ficou laranja, o loiro que depois da piscina virou verde, ou o platinado que te deixou com ar de apresentadora de programa infantil.

Para quem tem cabelos brancos, há várias soluções para cobri-los. Se forem poucos, o efeito de luzes ou mechas é o ideal. No caso de menos da metade do couro cabeludo ser grisalho, o uso de tonalizante pode resolver o problema. Mas se houver uma quantidade grande de brancos, a única solução é a tintura permanente. “Henna eu não passo, porque é agressivo, apesar de não parecer. E, além disso, está totalmente fora de moda”, alerta Anysio.


Ig Beleza

Um comentário:

  1. aiii eu morro de medo de pinta meu cabelo!
    mas tenho muita vontade!!
    ja que seu post é sobre mudança no cabelo vc vai gosta do post que ta no meu blog
    ;)
    passa lá
    bjus
    http://sodesaltoalto.blogspot.com

    ResponderExcluir