25/09/2009

Aula de make mais que especial

Expert em maquiagem - e uma das melhores na área -, a canadense Melissa Gibson esteve no Brasil no início do ano para participar dos desfiles de moda que ditam as tendências de inverno. Mesmo com a agenda concorridíssima, ela nos concedeu, com exclusividade, parte do seu tempo, e revelou para as leitoras da Corpo a Corpo seus melhores truques e segredinhos. Aprenda!

CAROL SALLES

Melissa Gibson leva uma vida agitada. Acostumada a rodar o mundo por causa da sua profissão, ela saiu da gelada Toronto, no Canadá, e aterrissou no nosso país tropical, no início do ano. Contratada há 18 anos pela M.A.C, uma das marcas de cosméticos preferidas entre os profissionais, a canadense veio participar da Semana de Moda de São Paulo (SPFW) e nos recebeu para uma conversa exclusiva. “Sempre amei maquiagem – na adolescência eu era, com certeza, a mais produzida da escola! Fazia coisas como combinar sombra azul com delineador preto,” conta. A paixão pelo assunto fez com que um amigo dela, na época um fotógrafo iniciante, a convidasse para maquiar uma modelo em um trabalho de faculdade. Para surpresa de Melissa, a foto acabou virando um pôster enorme e enfeitando a entrada de uma loja, em Toronto. “Por incrível que pareça, foi só aí que me dei conta que maquiar pessoas podia ser uma profissão ‘de verdade’, e que era possível viver disso”, relembra. Hoje, com muita bagagem acumulada, ela domina a arte como poucos. Comprove, colocando em prática seus ensinamentos.

"O segredo do make perfeito é a pele bem cuidada. E construir o look aos poucos, adicionando cores conforme a necessidade”

beijo colorido

“Aplicar batom escuro e marcante não é fácil. Mesmo para maquiadores experientes, criar a boca perfeita é uma tarefa árdua. O truque é não se esquecer do lápis de contorno, quando quiser impacto. Eu costumo passar o batom com pincel, e só depois contornar os lábios. Esse cuidado também impede que a produção escorra. Lembre-se: para conseguir bons resultados é preciso tempo e paciência. Se estiver com pressa, aposte em lábios simples.”

perfeitamente imperfeito

“A função do corretivo é neutralizar as imperfeições, e não fazê-las sumir por completo. Quando se tenta apagar totalmente a cor das olheiras, por exemplo, o resultado não fica natural. Por isso, o melhor é amenizá-las, deixando o olhar mais vivo, mas sem juntar um monte de produto abaixo dos olhos.”

treine

“Quer virar uma expert dos pincéis? Reserve um tempo diário para isso e pratique bastante na frente do espelho. Experimente, leia sobre o assunto, e coloque em prática as dicas que receber.

"Sempre é possível acrescentar algo... Mas é preciso saber a hora de parar”

força nos cílios

“Antes de comprar uma máscara, conheça seu desejo. Você quer alongar, separar, avolumar, tratar? Há opções para todos os efeitos. Eu gosto de pincéis com cerdas separadas, que passam facilmente entre os fios. E sei que quanto mais cheio ele for, mais longos os cílios ficarão. Para aplicar, faço movimentos curtos e rápidos de vaivém, da base para a ponta.”

tira tudo!

“Apesar de ser uma profissional de maquiagem, sou como todas as outras mulheres: quando estou cansada, a última coisa que quero é ter trabalho para tirar o make. Acho que nessa hora o que conta é a praticidade. Eu uso um removedor em gel da M.A.C, que sai com água. Em menos de cinco minutos, minha pele está limpa. Para quem usa produtos à prova d’água, no entanto, recomendo o uso de demaquilantes específicos para esse fim.”

cores sem erro

“Minha dica para quem tem medo de ousar é: comece aos poucos. Se você tem olhos castanhos, por exemplo, passe uma sombra marrom-clarinha na pálpebra. E complemente com um azul brilhante, apenas nos cantos, ou faça um traço rente aos cílios com a sombra colorida. Outra maneira é esfumar bem a sombra vibrante, de modo que ela fique mais diluída.”

o tom certo

“Não é fácil encontrar a base ideal. E quando se está bronzeada é pior. Uma pele amarelada pode passar a ser mais avermelhada ou rosada. Quando isso acontece, é hora de trocar de cosmético. Às vezes, é preciso misturar mais de um, até chegarmos ao tom ideal. E, se o perfeito para você fica entre duas cores, o melhor é optar pela mais clara e usar pó bronzeante, blush...”

moldura para o olhar

“Sou completamente a favor de sobrancelhas bem definidas, acho muito sexy. Para conseguir um bom efeito, sempre use um lápis ou sombra um tom acima da cor natural dos seus pelos, ao corrigir falhas. Ficará bem mais natural.”

Melissa em detalhes

o make mais diferente: “Usei giz para pintar o rosto das modelos num desfile.”
famosas que maquiou: as belas atrizes Cher, Paz Vega, Salma Hayek, Tilda Swinton e America Ferrera. E as cantoras Alicia Keys e Mary J. Blige.
desfiles: Alexander McQueen, Chloé, Vivienne Westwood, Stella McCartney, Oscar de La Renta, Dries Van Noten, Vera Wang, Kenzo etc.
conselho: “Em maquiagem, as regras existem para serem quebradas. Assim, aprenda o básico e depois brinque, crie, experimente.”

a melhor base

“No calor intenso do Brasil, e para a pele oleosa da maioria das brasileiras, opte por produtos fluidos, com FPS.”

FOTOS: FABIO MANGABEIRA E DIVULGAÇÃO (STILL)

"Meninas, retirei essa matéria da revista Corpo a Corpo, edição passada, pra vcs verem que interessante...
Espero que tenham gostado"

Bjos, Patty...

5 comentários:

  1. Ei linda, adorei seu blog. Super fofo, o layout esta lindo tb!

    Obrigada pela visita e por me seguir :-) Tb estou te seguindo agora!!!!

    Bjs,

    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Lindo blog..

    parabéns,voltaremos aqui mais vezes!
    beijoca!

    ResponderExcluir
  3. nossa muito boas as dicas! se ela é maquiadora da mac ela manda e eu obedeço ne rsrsrsrsrs :)
    :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty, adorei as dicas!!!

    Obrigada por seguir o blog...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bom q gostaram girls, voltem sim, adoro a visita de vcs!
    Bjos, Patty.

    ResponderExcluir